Tel: (16) 3237-0942     Email: facribeirao@facribeirao.com.br

Dinâmica

A EQUIPE:

Na nossa Equipe Técnica contamos com Coordenadora, com formação em Pedagogia, Assistente Social, Psicóloga, duas Educadoras Sociais, formação em Pedagogia e Professoras de Dança, Teatro e Artesanato.

 

ACOLHIMENTO INICIAL:

Realizado pela Assistente Social o acolhimento inicial para todos que procurarem a entidade através da escuta para saber sobre suas necessidades, demandas, interesses e possibilidades de intervenção;

Orientações e Encaminhamentos realizados sempre que necessário e de acordo com a demanda, pelo profissional, orientações individualizada sobre importância do jovem na escola e orientação dos pais e/ou responsáveis sobre sua responsabilidade contida no ECA sobre frequência e participação.

 

ATENDIMENTO SOCIAL:

Realizado pela Assistente Social, através do acolhimento Inicial, avaliação social, visita domiciliar, atendimento individual ou em grupo com usuário e/ou familiares, participação da reunião da rede assistencial, encaminhamentos para a rede socioassistencial e setorial, acompanhamento das oficinas realizadas, alimentação de prontuários, elaboração de relatórios, planos individuais e familiares de atendimento, organização do processo de seleção matricula e rematrícula das Crianças/adolescentes.

 

 GRUPO SOCIOEDUCATIVO:

Através de jogos lúdicos pedagógicos, filmes com temas específicos, documentários, dinâmicas, roda de conversa, que tem como finalidade:

Trabalhar o respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;

Vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, o desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade;

Desenvolver habilidades para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar, agir, atuar;

Possibilitar experiências de forma construtiva com potencialidades e limites;

Ampliar a capacidade protetiva da família e a superação das dificuldades de convívio. Incluindo os percursos propostos para o SCFV.

O Projeto tem como objetivo de assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 

ACOMPANHAMENTO FAMILIAR:

As famílias são acompanhadas e orientadas pela Assistente Social e Psicóloga a partir de suas demandas, vivenciarem experiências que contribuam para a capacidade protetiva e a superação de fragilidades sociais pelo Serviço Social e quando necessário, será encaminhado para a Psicóloga da entidade ou da rede de atendimento.

 

SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA:

Executado pela Assistente Social e Psicóloga visa vivenciar experiências potencializadoras da participação cidadã, para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade; As famílias e seus membros serão orientados quanto aos seus direitos enquanto cidadãos e quando algum direito for violado encaminharemos para os órgãos responsáveis (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Procuradoria).

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO:

Realização de grupos com equipe multiprofissional, jogos pedagógicos, dinâmicas de grupos, sessão de cinema com discussão do tema, encaminhamento para a rede socioassistencial, escuta qualificada, acolhida dos educandos/familiares, formação e capacitação dos educadores sociais.

error: Content is protected !!